A palavra koryu, tem origem japonesa, e sua tradução literal é "fluxo velho", utilizado para se referir às antigas escolas, estilos ou tradições, não necessariamente apenas das tradições de guerra.
Ko - antigo
Ryu - caractere de origem chinesa que se lê em japonês "nagare", que significa fluir. Da mesma forma, é designado para leitura de Ryu como estilo.
Koryu não é uma designação de bujutsu mas sim uma forma de bujutsu que visa a conservação de elementos marciais voltados para o raciocínio do combate em si.
As tradições clássicas do Bujutsu foram desenvolvidas em campos de batalhas pelos bushi, guerreiros, que raciocinavam dentro de um prisma da necessidade, e não da beleza como infelizmente alguns fazem em nossos dias.
No Japão atual, poucas são as escolas que ainda conservam a sua forma de execução original ou as ideias inerentes a estas formas. Muitos estilos novos foram criados e alterados. Tal fato ainda se dá devido à natural evolução do ser humano que, em uma época de globalização, não se familiariza a conceitos traçados nos séculos passados.
Manter os ideais de Koryu não é reinar movimentos, hoje sem sentido prático, pelo simples motivo que eles eram assim executados a mil ou mil e poucos anos. Os ideais de Koryu são bem diferentes disso, eles envolvem pensamentos de estratégia guerreira que foram usados em situações no passado e ainda hoje podem ser tão eficientes desde que usados corretamente. Eles são a marca de uma escola e não uma paisagem alegórica.
Em nossa escola mantemos o estudo de Koryu como um tesouro muito bem guardado que é ensinado aos nossos alunos na graduação de Joden (o que equivaleria a uma faixa preta do sistema de kyu-dan).
Nenhum comentário:
Postar um comentário